Foi na década de 70 que surgiu o BTT ou Mountain Bike, como é designado no seu país de origem, os Estados Unidos da América.
O Distrito de Marim Country, Califórnia, era invadido, aos fins-de-semana, por alguns hippies que se divertiam a subir e descer caminhos de montanha nas suas bicicletas - Crosses dos anos 30 que eram adaptadas com pneus mais largos.
Este passatempo começou a ganhar fama. Formou-se um grupo de autênticos entusiastas, que começaram a organizar passeios por todos os Estados Unidos.
Devido à sua grande versatilidade e robustez a BTT permite explorar de forma diferentes áreas extensas, que percorridas a pé se tornavam penosas e que de jipe seriam por vezes inacessíveis.
Dada a sua enorme popularidade surgem, em 1983, as primeiras corridas e, em 1988, o primeiro campeonato do mundo não oficial. O campeonato passa a oficial em 1990, passando também a ser um desporto praticado profissionalmente. O BTT veio revolucionar o panorama do ciclismo mundial. Passou a ser uma das modalidades mais praticadas no mundo.
Hoje em dia, estas adaptações, vivem à custa da alta tecnologia, essencial para a criação de uma bicicleta robusta, de boa performance e segura.